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PESQUISA DE CLIMA

PESQUISA DE CLIMA

Como está a satisfação do seu colaborador?

A satisfação do colaborador é a percepção subjetiva dos profissionais em relação ao ambiente de trabalho e pode ser influenciado por múltiplos fatores.

A relação com os colegas e líderes, a remuneração, benefícios, presença de conflitos, contato com clientes e condições de trabalho são apenas alguns dos elementos que interferem nesse sentimento dos colaboradores em relação à companhia.

A influência do clima sobre a produtividade é decisiva. Ter segurança entre os colegas e saber que pode contar com o apoio do time são fatores que ajudam no desenvolvimento de um bom trabalho, e produzem mais.

Qual o objetivo da pesquisa de clima em uma empresa, independentemente do seu tamanho?

Avaliar o grau de satisfação dos funcionários em relação a organização, assim, ao detectar falha da empresa, é possível solucionar o problema com muita facilidade, além de promover uma série de mudanças para melhor dentro de uma empresa

A pesquisa serve criar uma comunicação direta entre os colaboradores, porque existem muitas empresas que acabam até mesmo falindo pela falta de diálogo entre funcionários, chefes e outros departamentos que não se comunicam.

E você, na sua empresa ou na empresa em que trabalha, possui uma pesquisa de clima organizacional?

Quais os benefícios da pesquisa de clima na sua organização?

Aumenta a produtividade

Com uma análise das respostas, a empresa poderá identificar o que influencia no desempenho dos colaboradores, facilitando a elaboração de estratégias para reverter a situação. Há também a possibilidade de entender melhor a necessidade de cada um da equipe, apontando quais precisam de maior treinamento, por exemplo. Afinal, uma equipe homogênea e capacitada contribui de forma direta para o crescimento do negócio.

Satisfação da equipe

A pesquisa faz com que a equipe se sinta valorizada, o que aumenta a sua motivação e produtividade. É preciso existir um espaço em que os colaboradores possam expor suas demandas e preocupações, para que a empresa possa agir de imediato.

Prevenir ou solucionar problemas

A pesquisa identifica o que exatamente está sendo o problema e qual será o pontapé inicial da estratégia para eliminá-lo. Assim, os problemas serão tratados de forma profissional e eficiente, evitando que o ambiente fique desconfortável e, principalmente, a perda de funcionários.

Melhora a imagem da organização

Os colaboradores possuem uma grande responsabilidade pela percepção externa da empresa, funcionando como canais para grupos de interesse. Portanto, é preciso preservar o relacionamento entre empresa e funcionários, a fim de eliminar qualquer possibilidade de conflitos internos, conversas paralelas nos corredores e afins.

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